15 de jun. de 2010

Eu durmo, mas meu coração vigia!

"Eu durmo, mas meu coração vigia. É a voz do meu amado a bater: 'Abre-me, ó amada minha, pois minha cabeça está cheia de orvalho e meus cabelos, do sereno da noite'. 'Tirei minha túnica; vou vesti-la de novo? Lavei meus pés; vou torna a suja-los?' Levanto-me para abrir ao Amado [...] Então abri ao amado: mas ele já não estava mais [...]"  (Cânt. 5,2-6)

Graça e Paz!

Olá amados!
Espero que este post possa encontrar a todos na Paz que excede toda inteligência e que guarda nossos corações e pensamentos em Cristo Jesus!
Peço perdão a todos pela ausência, mas diante de tantos afazeres de ordem pessoal, familiar e ministerial, acabo impossibilitado de deixar o blog atualizado. Porém farei o possível para estar mais presente com todos!
Bom, gostaria de deixar hoje esta Palavra que o Senhor tem tratado comigo há alguns dias e que o Espírito Santo tem me dado um entendimento específico da mesma em relação a nossa relação com Deus através da oração.
Sabemos que o livro dos Cânticos dos Cânticos, além de ser um livro poético e por se tratar de um livro inspirado, ele narra a relação de amor entre o Amado e a Amada, o Noivo e a Noiva, transpondo para nossa realidade, é um livro que se remete ao relacionamento de Cristo, o Noivo e a Igreja, a Noiva. Nós somos a Noiva de Cristo, nós somos parte da Sua Igreja, a qual ele mesmo comprou e resgatou com o Seu Sangue.
Diante disso, fiquei a pensar: "Como tem sido meu relacionamento, com o Amado?" e vou mais além: "Nós como Igreja, como Noiva de Cristo, como tem sido nosso relacionamento com o Noivo?"
Se nos atentarmos ao versículo 2, diz: "Eu durmo, mas meu coração vigia". O versículo relata que a amada, ainda dormindo, está vigiliante, pois sabe que o seu amado pode aparecer e chamá-la. Isso mostra que a amada conhece bem o amado, eles já se viram outras vezes, já se encontraram na madrugada, ela sabe que a qualquer momento o amado pode chama-la. Ainda no versículo 2 o texto continua: "É a voz do meu amado a bater: 'Abre-me, ó amada minha". Aqui fica claro que a amada reconhece a voz do amado que a pede a abrir a porta. E ainda diz: "[...] pois minha cabeça está cheia de orvalho e meus cabelos, do sereno da noite'". O orvalho e o sereno, são sinais de que o amado ficou um bom tempo esperando que a amada abrisse a porta. No versículo 3: "Tirei minha túnica; vou vesti-la de novo? Lavei meus pés; vou tornar a sujá-lo?" Por ter se preparado para dormir, a amada fica indecisa em abrir a porta para o amado, pois isso implicaria em sair do comodismo e do achonchego de sua cama, se vestir novamente, colocar os pés no chão para se dirigir e abrir a porta ao amado.
Este texto remete-se a uma realidade muito triste e presente no comportamento da Igreja, da Noiva de Cristo, ou seja, de todos nós: O reconhecimento da voz do Senhor nos chama, e nossa indecisão frente ao nosso comodismo!
Sim, este é um dos grandes pecados que agem como um câncer no meio dos cristãos atualmente. Pregamos aqui, ministramos alí, intercedemos acolá, nos reunimos para planejar encontros, retiros, seminários, aprofundamentos, nos encontramos com os irmãos, com pessoas, com servos, mas não temos tempo, ou melhor, não temos motivação para nos encontrar a sós com o Senhor no secreto do nosso quarto, do nosso lugar de oração!
O exemplo da amada que sabe que o amado virá, e sabendo que ele ainda não veio, escolhe ficar no seu lugar de comodismo, tem sido muitas vezes a nossa própria imagem! Queremos estar onde somos vistos, notados, aplaudidos, elogiados diante dos homens, e rejeitamos estar a sós com o Senhor, onde não vistos pelas multidões, pelas pessoas. Agimos como Marta, correndo com inúmeras coisas que um dia irão passar, e rejeitamos a postura de Maria, que ficou com a melhor parte, ou seja aos pés do Senhor. Quando assumimos esta postura, é porque estamos num nível muito alto de independência de Deus, esquecendo-nos de que sem Ele, nada podemos fazer!
E ainda corremos um grande risco estarmos com uma postura de indecisão, pois QUANDO resolvermos abrir a porta para o Amado, pode ser que ele não esteja mais lá! Já tenha passado, e procurado um outro coração que o ame verdadeiramente e que tenha aberto a porta mais rapidamente!
Queridos, oro em Nome de Jesus para que seu coração e sua mente entenda, que nós podemos perder tudo nesta vida: bens, riquezas, familia, cargos, trabalho, amigos, imagem, etc. porém a única coisa que não podemos perder é o Senhor Jesus, pois como Ele mesmo diz: "Sem Mim, nada podeis fazer!"
Cuidado!! Pois se você se fia em suas riquezas, que o Senhor não tenha que te levar a miséria para que você reconheça que precisa dEle; se você se fia na sua intelectualidade, que o Senhor não tenha que te expor ao ridículo para que você reconheça o quanto precisa dEle; se você confia nas pessoas, que o Senhor não tenha que te deixar como Jó, sozinho, para que você reconheça que você não tem ninguém se não Ele!
Por isso meu irmão, se você tem vivido um tempo de afastamento do Senhor, reconcilie-se com Ele. Confesse seus pecados, procure a Igreja, faça as pazes com Deus. Ele não te espera de braços abertos, mas com estes, corre ao seu encontro no meio do caminho para te trazer de volta pra casa, para o lugar da inocência, para o lugar de cura, de restauração, de refrigério, de honra que é a Sua Santa Presença!
Sejamos vigilantes! Não deixemos o Senhor ao relento, esperando nossa "boa vontade" em decidir...ao contrário, saia correndo ao Seu encontro, escancare a porta e desfrute da Comunhão, da Paz e da Presença Santa do Senhor Jesus!
Deus te abençoe!

Nilton

Um comentário:

  1. Além de tudo, é lindo estar unido a Ele, são inumeráveis os benefícios e prodígios...

    ResponderExcluir